-
Arquitetos: Estudio Tag
- Área: 409 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: CLIMASTORE, CUCINA MONTABILE, DMO, ELECTROLURDES, MELGAR, MULTICOCINAS, PIMIX, SBG, TUCSON, VIA DECO
Descrição enviada pela equipe de projeto. A essência do projeto está em criar uma casa introspectiva; preservando cuidadosamente o visual, abrindo-o intencionalmente para espaços controlados visando alcançar a privacidade, e permitindo que a natureza coexista dentro da habitação. O processo de projeto foi abordado de um ponto de vista lúdico, através da busca de diferentes propostas morfológicas, dando uma resposta funcional ao programa, com especial atenção às relações espaciais e à coexistência com o ambiente circundante.
Para tanto, uma série de prismas sólidos foram modelados por meio de diferentes estratégias morfológicas que satisfazem a ideia básica do projeto. Um sistema de operações de sobreposição, adição e justaposição de volumes compactos começa a configurar a morfologia como uma única peça. Em seguida, um subsistema de espaços cheios e vazios organiza as diferentes relações de usos e configura os espaços definitivos. Esta operação de perfurar a peça sólida configura os pátios internos que atuam como núcleos articuladores e focos centrais da casa. Ao mesmo tempo, eles permitem a incorporação da iluminação natural em ambos os pavimentos, reforçando a relação interior/exterior de forma permanente, sem perder a privacidade necessária.
Quanto à ventilação natural, em ambos os pavimentos, ocorre de forma cruzada, favorecendo o sistema de refrigeração da habitação. O pavimento térreo abriga os usos e serviços públicos mais necessários, enquanto o pavimento superior abriga os quartos, a área de estudo e de lazer. As texturas e cores neutras, com predominância do branco, e a total ausência de ornamentos reforçam a síntese arquitetônica buscada na intenção projetual, fazendo da natureza a protagonista do projeto.